Homens Brancos Não Sabem Blogar

11 coisas que só quem viu NBA na BAND vai se lembrar

Marcos Jorge

A gente pode até achar isso impensável nos dias de hoje, mas houve uma época que era possível ver NBA na televisão aberta brasileira. É bom que se dê o crédito logo nas primeiras linhas desse post a Luciano do Valle, o responsável pelos bons e velhos tempos de NBA na BAND.

Conta Álvaro José que a coisa começou a ser feita na base do improviso, com o jogo sete das finais de 1988 narrados e comentados pelo telefone, na época que o canal ainda chamava NBA de Campeonato Norte-Americano de Basquete profissional. Ainda assim o sucesso foi tremendo e marcou uma geração. E se você é dessa geração, certamente se lembrará de algumas dessas coisas aqui:

1. Este boné do Charlotte Hornets

image

Vamos combinar, eles tinham um time honesto com Larry Johnson, Mugsy Bogues e Alonzo Mourning, mas o que justifica tanta gente ter bonés, camisas e demais parafernálias do time? Nem campeão da divisão eles foram! Na verdade, o sucesso foi mundial. No começo dos anos 90, os Hornets batiam Bulls, Lakers e quem quer que fosse em vendas de material esportivo.

 

2. As dez melhores jogadas do NBA Action. 

 

3. O telefone 011 14 06, uma espécie de linha direta para produtos chineses, e suas fantásticas facas Ginsu.

Ela serrava um cano de chumbo e cortava um tomate ao meio. Impressionante.

 

4. Todo o jogo 3 da final de 1993 entre Chicago Bulls e Phoenix Suns e suas três prorrogações. 

Um grande salve para todos esses internautas abnegados que sobem vídeos pré-históricos no Youtube.

 

5. Esse comercial da Olympikus com a quase-lenda Jeff Malone que era o que cabia no orçamento do marketing da empresa.

 

6. Todas as vinhetas da campanha I Love This Game, a maior de todos os tempos.

 

7. NBA Jaaaaaaammmmm

image

E a eterna frustração de não ter Michael Jordan jogando com Scottie Pippen nos Bulls.

 

8. Este comercial da Maioneggs

Aliás, certa vez eu fui sorteado numa promoção da Maioneggs. Foi a única coisa que eu ganhei na vida. É só por isso que este vídeo foi incluído no post.

 

9. NBA Superstars

Antes dos tempos do Youtube, essa era uma fita cassete pirata que eu tinha arrumado com o amigo do amigo do amigo do amigo que tinha dois videocassetes em casa e fez a cópia.

 

10. Essa chamada para os playioffs de 1993, na Band

 

11. Esse comercial do Barkley contra o Godzilla

Cabe aqui a menção honrosa do Manual Show do Esporte de Basquetebol, aquela fita de VHS que prometia ensinar técnicas do basquete usando modelos brancos em uniformes curtos e constrangedores. Caso alguém tenha alguma pista deste material histórico, favor entrar em contato nos comentários. Se você, leitor, se lembrar de algum outro elemento marcante dos tempos de NBA na BAND, manda aqui que a gente inclui na lista.