Homens Brancos Não Sabem Blogar

Stephen Curry é o MVP da temporada

Homens Brancos Não Sabem Blogar

mvp

Stephen Curry foi o primeiro MVP eleito por unanimidade da história da NBA. Isso diz muita coisa, mas ao mesmo tempo pode não dizer nada se você não souber quem são os 131 caras que votaram.

Até 1980, o MVP era eleito pelo próprios jogadores da liga, o que a princípio parece fazer todo o sentido do mundo . Afinal, quem tá ali na quadra que sabe quem é bom e quem não é. O problema é que esse julgamento acabava caindo pro lado pro lado pessoal e um jogador não muito querido entre os colegas talvez não ganhasse os merecidos votos pelo que fez em quadra. Michael Jordan talvez não tivesse seus cinco MVPs neste formato.

Por isso que de 1980 em diante o formato mudou e criou-se um painel de jornalistas dos Estados Unidos e Canadá, que votam do 1o ao 5o colocado. O primeiro colocado ganha 10 pontos, o segundo 7, o terceiro 5, o quarto 3 e o quinto colocado leva 1 pontinho. Desde 2010, o voto online dos fãs conta como o de um jornalista.

Como a gente vê no quadro acima, todos os jornalistas e a maioria dos fãs votaram em Curry como primeiro colocado. Ninguém ousou ser o diferentão diante do que o armador fez nessa temporada.