Uniformes 2015-16 – Conferência Leste
Gustavo Battaglia
A temporada 2015-16 mal começou e já notamos um desfile de novos uniformes. Por isso, o HBNSB juntou essas pequenas (ou nem tanto) alterações e as compilou em dois posts. O primeiro é sobre os times da conferência leste.
Atlanta Hawks
A reformulação de visual mais audaciosa vem da equipe de Atlanta. Depois de uma temporada de 60 vitórias, que incluiu a ida para finais da Conferência Leste, o Hawks jogará com um novo conjunto de uniformes.
As mudanças mais notáveis são as formas triangulares que aparecem em todo o uniforme. Além disso, o kit alternativo ostenta código do aeroporto da cidade: ATL. Sobre os triângulos, o designer do uniforme afirmou: ''O padrão de pena triangulada é um elemento fundamental que se inspira no peito de um falcão.''
Charlotte Hornets
O Hornets adotou a versão com manga no uniforme alternativo. A camiseta com o escrito ''Buzz City'' será usado seis vezes nesta temporada. ''O Pride Uniform (uniforme do orgulho) é designado para celebrar algo local para uma equipe ou região, e era óbvio para nós que ele precisava para comemorar o Buzz City,'' disse Fred Whitfield, Presidente de Esportes e Entretenimento e COO do Hornets. ''Buzz City faz referência ao entusiasmo que nossos fãs têm com a nossa equipe e nossa cidade, e este uniforme nos permite colocar esse sentimento em uma bandeira física que os nossos jogadores irão exibir.''
Chicago Bulls
Os Bulls estão comemorando sua 50º temporada com um patch no uniforme.
A equipe de Chicago também irá reviver seu velho design, originalmente usado no período de 1973 a 1985, como opção de uniforme retrô. Eles ainda não divulgaram as datas em que ele será usado.
Também esperamos os Bulls revelar um novo uniforme alternativo – provavelmente cinza e com mangas – em algum momento nesta temporada.
Cleveland Cavaliers
O Cavs comemora 45 anos nessa temporada e, por isso, os uniformes desse ano fazem alusão a momentos ricos da história da franquia. O Cleveland vai estrear três novos uniformes alternativos nesta temporada, cada um refletindo eras anteriores da equipe e, ao mesmo tempo, incorporando tendências atuais.
Apesar de LeBron James dizer que não é um grande fã das camisetas de manga, a diretoria da equipe de Ohio incorporou a versão preta, com manga ao seu kit de uniformes da temporada (parece um pijama). Eles também estão revivendo seu antigo projeto ''Milagre de Richfield'' e adicionando uma versão vinho e ouro, usado na décadas de 80.
Detroit Pistons
O Pistons tem um novo uniforme alternativo cinza, o que eles estão chamando de ''chrome'' (cromo).
A inspiração para a Detroit Chrome surgiu como uma forma de homenagear os carros mais legais do passado e os carros do futuro. Detroit é universalmente conhecida como a capital do automóvel do mundo. Os uniformes apresentam uma cor fosca de base cromada com linhas limpas simples e são inspirados pelos clássicos muscle cars que rugiam pra cima e pra baixo da avenida de Woodward por décadas.
Todas as três camisas da equipe têm um detalhe dourado no pescoço para honrar os três títulos dos Pistons.
Indiana Pacers
A novidade em Indiana fica por conta da homenagem ao 30º aniversário do filme ''Hoosiers''.
A franquia queria criar um uniforme para fazer parte do programa Pride NBA . ''Em algum momento alguém disse: 'Hoosiers''' – afirmou Todd Taylor, diretor de vendas e marketing da equipe, quando questionado sobre o motivo da homenagem.
Hoosiers é um filme de 1986, escrito por Angelo Pizzo e dirigido por David Anspaugh. Ele conta a história de uma pequena equipe colegial de Indiana que ganha o campeonato estadual. Ele é vagamente baseado na equipe da Milan High School, que ganhou o campeonato estadual 1954.
Miami Heat
O Heat está trazendo de volta o seu uniforme inaugural – originalmente usado pela da franquia de 1988 até a temporada 1998-1999. O segundo kit foi criado para ser uma fusão dos todos os uniformes que o Heat usou ao longo dos anos – a partir de seus uniformes inaugurais até os que estão atualmente usando.
O terceiro uniforme será, provavelmente, um dos mais comentados. Ele irá homenagear os soldados norte-americanos, e uma parcela das vendas de todas as camisetas vendidas será destinada para caridade.
Milwaukee Bucks
É um grande ano para os Bucks e, por isso, eles fizeram uma reformulação completa. Logotipos, uniformes e projetos são geralmente atribuídos a empresas sem rosto ou ligas. O comum é ouvirmos: ''A Nike projetou estes uniformes'', ou ''A NFL criou este logotipo.'' É raro vermos as pessoas envolvidas em um projeto de design esportivo, e é mais raro ainda que essas pessoas estejam disponíveis para discutir seu trabalho.
O caso dos Bucks é diferente. Foram os projetistas da Doubleday & Cartwright, do Brooklyn, Nova York, que executaram reformulação da equipe. E eles forneceram insights sobre seu processo criativo para o projeto do Bucks, incluindo esboços preliminares de desenvolvimento, logotipos e muito mais.
Além dos uniformes verdes e branco totalmente reformulados, a equipe de Milwaukee tem mais novidades para essa temporada. A franquia anunciou o ''Fear The Deer'', quatro noites em que usarão o uniforme alternativo preto.
Outra novidade para essas noites é que eles também terão um design alternativo na quadra. Os Bucks serão a primeira equipe da NBA a apresentar um desenho alternativo na quadra.
New York Knicks
Os Knicks não mudam sua estética muito frequentemente. Quando o fazem, as diferenças são sutis. Nesta temporada, contudo, a mudança é brusca. O uniforme remete a temporada de 1953, com listras em volta da gola, mangas e nas laterais. A franquia ainda não divulgou quais serão as datas que eles usarão esse uniforme.
Philadelphia 76ers
As alterações nos uniformes dos 76ers foram sutis, mas ainda qualificadas como pequenas melhorias.
À primeira vista, a maior mudança nos uniformes foi a adição de estrelas nas laterais. Detalhe, isso foi feito de maneira desigual – existem sete de um lado e do outro de seis. Setenta e seis, entendeu?
Outra mudança é a insígnia no peito, que agora é ''Phila'' – uma abreviatura old-school para Philadelphia e uma menção ao uniforme usado nos tempos de Wilt Chamberlain.
A equipe também decidiu honrar três ex-membros da franquia (Moses Malone, Darryl Dawkins e Harvey Pollack) falecidos recentemente, vestindo um patch na temporada 2015-16. A homenagem é elegante, simples e discreta. É um de seus logos secundários, com exceção de três das estrelas, que são negras.
Toronto Raptors
Grandes mudanças aconteceram em Toronto. Os Raptors têm um novo conjunto uniforme, incluindo duas versões no uniforme preto. Na página da franquia é possível ver os detalhes de cada um dos novos conjuntos criados para essa temporada.
Além disso, os Raptors serão os anfitriões do All-Star Game desta temporada, então eles também ostentam um patch comemorativo do evento nas camisetas.
Washington Wizards
Você se lembra do uniforme do Baltimore Bullets do início dos anos 1970? Eu também não. O Washington Wizards resolveu comemorar sua relação especial com a cidade de Baltimore, vestindo o Pride uniform de Baltimore em seis jogos durante a temporada. O uniforme é uma homenagem ao usado pelos Baltimore Bullets de 1969 à 73.
Além dessa camiseta, o Wizards usará mais uma vez seus uniformes alternativos azuis, em algumas partidas de quarta feira, fora de casa.
Além disso, os Wizards têm um uniforme especial para o Ano Novo Chinês nesta temporada.
Demais Franquias:
Alguns times não aderiram às mudanças de uniforme nessa temporada. Boston Celtics, Brooklyn Nets e Orlando Magic jogam esse ano com os uniforme que jogaram no ano passado. A única novidade dentre esses três times é a alteração do design da quadra de Brooklyn, nada mais.