Homens Brancos Não Sabem Blogar

Estudo revela popularidade de jogadores e times da NBA no Twitter.

André Cavalieri

O seguidor do HBNSB e especialista em Mídias Sociais, Daniel Santos, nos enviou neste mês o resultado de sua pesquisa sobre a popularidade de atletas e franquias da NBA no Twitter. A pesquisa original, em inglês, pode ser encontrada no site oficial do analista. Para nós, ele fez o favor de traduzir. O resultado segue abaixo:

Gráfico 1: Jogadores mais populares

1_jogadores_populares

Salvo Jamal Crawford, a presença dos outros atletas era esperada nesta lista. Destaque para a ausência de pivôs na lista.

Gráfico 2: Jogadores mais amigáveis

2_jogadores_amigaveis

O Antetokounmpo quer ser seu amigo.

Gráfico 3: Jogadores mais cobiçados

3_jogadores_cobicados

O gráfico revela que as franquias abrem o olho principalmente para os free-agents. Que o Villanueva e o Seth Curry tenham ganhado tanta atenção, no entanto, é esquisito.

Gráfico 4: Jogadores procurando emprego

4_jogadores_procurando_emprego

O Antetokounmpo quer muito, muito ter amigos.

Gráfico 5: Jogadores mais leais

5_jogadores_leais

Mais rara que um jogador que só segue seus colegas de time, é uma foto do Pat Connaughton.

Gráfico 6: Jogadores aposentados mais populares

6_hall_da_fama

Foi um pouco triste relembrar que Steve Nash já está na lista dos aposentados.

Gráfico 7: Top 20 perfis mais seguidos pelos jogadores

12_interesses_nao_relacionados

Esportes, Hip Hop, e videogame. Nenhuma grande surpresa. Ah, toda vez que você se perguntar por que diabos Kevin Hart continua sendo empurrado nossa goela abaixo todo santo All Star Weekend, aqui está sua resposta.

Gráfico 8: Sociabilidade vs. Entrosamento

7_sociabilidade_vs_entrosamento

Os Rockets são o único time com 100% dos jogadores no twitter. Thunder é o time mais entrosado da liga.

Gráfico 9: Destinos Desejados vs. Times em Reconstrução

8_destinos_tops_vs_reconstrucao

Os Hornets são o Antetokounmpo dos times, seguindo jogadores a torto e a direito. Talvez as recentes vagas no Blazers aumentem o interesse de jogadores à procura de um contrato?

Gráfico 10: Times Populares vs. Amigáveis

9_times_populares_vs_amigaveis

Nets e Hawks são, aparentemente, os times mais irritantes. Ninguém quer segui-los.

Gráfico 11: Amigos de Faculdade vs. Colegas de Trabalho

10_faculdade_vs_trabalho

Baseado em (30) universidades com ao menos 3 jogadores na NBA.

Gráfico 12: Universidades com laços fortes

11_entrosamento_vs_sociabilidade_universidades

Baseado nas top 10 universidades por número de jogadores ativos. A Universidade de Michigan mostra um entrosamento desproporcional, e o programa do Sr. Calipari em UK é realmente uma boa fonte de talento.

Destaques:

  • Entrosamento (os jogadores que seguem seus colegas de time) parece se relacionar com a performance do time – com a única exceção dos bem sucedidos e anti-sociais Spurs.
  • A maioria dos jogadores tem mais probabilidade de seguir seus colegas de times universitários do que do seu time atual.
  • ESPN e jornalistas como Woj e Marc Stein são bem populares entre os jogadores – o que derruba um pouco a narrativa que eles não ligam para o que a mídia fala.
  • Como era de se esperar, o estilo musical preferido dos jogadores é o Hip Hop. Drake, Wale, Lil Wayne e J.Cole são os artistas mais seguidos por eles.
  • Floyd Mayweather foi o único atleta de outra modalidade entre as 20 contas mais seguidas (excluindo jogadores e times).
  • Jamal Crawford é bizarramente popular entre seus colegas.

Metodologia:

As contas de twitter dos jogadores foram puxadas do BasketballReference, em 10 de Setembro de 2015. Entretanto, vários jogadores na ativa estavam faltando e algumas contas estavam erradas ou suspensas. Eu corrigi manualmente as que estavam erradas, removi as suspensas e adicionei todos os jogadores que eu consegui encontrar com uma conta verificada (a maior parte do draft de 2015, por exemplo). A lista continua sendo alterada e não inclui 100% dos jogadores na ativa, mas está bem perto disso. A lista final tinha 392 jogadores, e 16,594 relações únicas entre eles.

A lista de ''amigos'' (nomenclatura do twitter para designar o alvo de um ''follow'') foi requisitada pela API do twitter usando Python Twitter Tools em 15 de Setembro de 2015 – metadados como posição, time e universidade foram obtidos pelo NBA Stats no mesmo dia. Portanto, jogadores podem ter sido trocados, podem ter se aposentado, ou se mudado para outro país desde então.

Esta análise se restringe a relações de pares – isto é, eu apenas identifiquei as relações de contas jogador-jogador, jogador-time e time-time – exceto nos gráficos Hall da Fama e Interesses (não) relacionados.