Homens Brancos Não Sabem Blogar

10 momentos em que Michael Jordan foi humano

Marcos Jorge

image

Dizem que a história é contada pelos vencedores. Pode ser verdade, afinal isso explicaria porque é tão difícil ver algum papelão que Michael Jordan tenha passado em quadra. Você consegue lembrar de algum baita toco que o camisa 23 levou? Ou uma amarelada colossal como as que constam no currículo de LeBron James? Caramba, até o vídeo de bloopers do Jordan no Youtube é sem graça.

Mas convenhamos, um cara que jogou mais de mil partidas na NBA, por mais vencedor que seja, sempre vai ter um podre aqui e ali, certo? Talvez os fãs mais saudosos daquele Bulls não gostem deste post, mas vocês torcedores de Knicks, Jazz, Pacers, Celtics e demais fregueses dos anos 90, acomodem-se na cadeira e divirtam-se. E claro, sugestões de mais piores momentos do camisa 23 serão sempre bem vindas.

1. Ainda na universidade

Sabemos que a mitologia grega tem muitos deuses, Poseidon, o deus do mar, Afrodite, a deusa do amor, Ares, o deus da guerra, e Nikos Galis, o deus do basquete.

Conta a mitologia que o deus do basquete grego encontrou Michael Jordan em 1983, quando este ainda não era um deus da NBA, mas um promissor atleta-estudante da Universidade da Carolina do Norte. Na partida amistosa realizada

nos Estados Unidos, Nikos Galis anotou nada menos que 50 pontos sob a marcação de Jordan, adicionando mais um capítulo à mitologia que o envolve.

2. Não na casa de John Stockton

Sejamos justos, não é difícil encontrar vídeos de Michael Jordan sendo rejeitado por pivôs da NBA. Alonzo Mourning, David Robinson, Hakeem Olajuwon, todos já carimbaram His Airness, como podemos ver nesta belíssima coletânea youtubesca.

Mas o que dizer de John Stockton dizendo pra Jordan que naquele garrafão quem manda é ele e seu par de shorts curtinhos? Essa eu realmente não esperava.


3. Essa é pra você, fã dos Knicks

Eu sou suspeito para falar dessa enterrada. Tudo que eu tinha pra dizer sobre John Starks, os Knicks e essa socada sobre Jordan e Horace Grant acho que já foi dito aqui. Mas ainda me divirto vendo o vídeo. Me divirto vendo como Jordan salta e não chega nem perto de dar um toco em Starks. Acho que ele só queria sair no pôster mesmo.


4. Sente-se. Vai começar a aula do professor Bird

Se tem alguém que iria adorar este post é o autor deste vídeo. Esse cara está realmente engajado em desmistificar a posição de Jordan como “o maior de todos os tempos”. Bom, acho que não precisamos ir tão longe, mas cabe aqui ressaltar essa seleção de lances em que Larry Bird janta Michael Jordan.


5. Oi, Iverson. Tchau, Iverson.

É claro que eu não podia deixar passar o crossover do Allen Iverson nesta lista. Jordan patinando pra lá e pra cá e vocês falando de treino?! Treino?! Sério mesmo? Treino?!


6. Camisa 45

Quando Jordan voltou da aposentadoria retiro espiritual no beisebol no final da temporada regular de 1994-95, ele resolveu usar o número 45. Ainda meio fora de forma, enfrentou o Orlando Magic logo nas semifinais da Conferência Leste, e os Bulls acabaram eliminados por 4 a 2.

A cena marcante, contudo, foi a amarelada de Jordan no fim do primeiro jogo da série, quando perdeu uma bola boba para Nick Anderson. Conta-se que o ala do Magic mais tarde disse que Jordan resolveu usar a camisa 45 porque ''estava jogando como um tiozinho de 45 anos de idade''.

Numa dessas ironias da vida, Nick Anderson voltaria a ser decisivo no primeiro jogo da final contra o Houston Rockets, só que da pior forma possível. Em casa, o ala errou quatro lances livres seguidos nos últimos segundos de uma partida praticamente ganha. O Magic foi varrido por 4 a 0 e Nick Anderson conseguiu finalmente ficar famoso com o apelido de Nick, The Brick.

7. Jordan 0 x 1 cantor country de 50 anos

Nos anos 80, aqueles tempos loucos, era possível que estrelas da NBA e da música country norte-americana dividissem uma quadra de basquete por algum motivo de filantropia qualquer. É nesse contexto que Kenny Rogers, cantor country com diversos hits na carreira (The Greatest é o meu predileto) humilhou Michael Jordan. Não vou tecer comentários aqui, as imagens falam por si.

8. Miller time!

Do que eu me lembro, a final da Conferência Leste entre Pacers e Bulls em 1998 pode ser resumida basicamente em Reggie Miller passando por trocentos corta-luzes com Jordan ou Pippen no seu calcanhar para evitar os arremesso de três pontos. Digamos que a estratégia não funcionou, mas foi por pouco. Os Bulls venceram em sete jogos, é verdade, mas na quarta partida Reggie Miller roubou a cena com um chega pra lá em Jordan e uma bola de três vencedora.

Claro que Jordan quase (quase mesmo!) meteu este que seria um dos maiores buzzer beaters da sua carreira no lance seguinte, mas o foco do post não é este, então vamos ignorar o fato.

9. Sorria, Jordan, você está no pôster!

image

Ok, a enterrada mesmo nem é tudo isso, mas Shaquille O’Neal e Michael Jordan saíram tão bem na foto que é quase uma obrigação publicá-la neste post.

10. E tem gol no Madison Square Garden!

Nos anos 90, a freguesia do New York Knicks era tão grande que Jordan errando enterrada era comemorado que nem gol no Madison Square Garden.