Homens Brancos Não Sabem Blogar

Após derrota, Nikola Mirotić rasga bandeira Sérvia.

André Cavalieri

Em 1991, nascia um Iugoslavo chamado Nikola Mirotić. O bebê nascia num momento complicadíssimo. No começo dos anos 90, a Iugoslávia passou por momentos de extrema tensão: boa parte das seis repúblicas que formavam o país entrariam em conflito nesse período. Em 1990, especificamente, o nacionalismo Croata nunca tinha sido maior. Os croatas tentaram se separar da Iugoslávia e o resultado foi uma guerra de quatro anos e aproximadamente vinte mil mortos. Muito sangue foi derramado na região dos Bálcãs.

Foi nesse contexto que a Iugoslávia ganhou o Mundial de Basquete de 1990. A criança – futura jogadora de basquete – não sabia, mas, naquele momento, um ano antes de seu nascimento, dois dos maiores jogadores de basquete da história de seu país, Vlade Divac e Dražen Petrović, deixavam de ser irmãos.

O que aconteceu foi que, durante a comemoração da equipe, um fã entrou na quadra segurando a bandeira Croata. Nem todos do time da Iugoslávia viram aquilo com bons olhos, mas foi Vlade Divac que não aceitou a intromissão. Ele foi até o torcedor e arrancou a bandeira de suas mãos. Esse gestou bastou: ao voltar para a Iugoslávia, Vlade Divac era o inimigo número um dos Croatas. Inclusive de Dražen Petrović. Com a morte de Petrović num trágico acidente de carro em 1993, os dois atletas nunca tiveram a chance de retomar a amizade. Essa história é contada em detalhes no excelente documentário ''Once Brothers'', que vale ser visto.

Vinte e cinco anos depois, mais especificamente ontem, depois que a Espanha perdeu para a Itália num jogaço do Eurobasket (tá rolando!), o bebê Mirotić – agora já crescido e naturalizado espanhol – agarrou e rasgou a bandeira sérvia das mãos de um fã. Imediatamente depois, ele veio à público pedir profundas desculpas pelo acontecido. Mal sabe ele que, pedidos de desculpas ou não, um ato parecido foi emblemático para uma guerra que tirou a vida de dezenas de milhares de pessoas anos antes. Seja como for, pode ser que Dražen, da onde estiver, tenha tirado uma onda com Vlade Divac: dessa vez, a vítima foi a bandeira do amigo.